quinta-feira, 22 de maio de 2008

60 mil poderão ver estréias do futebol do Brasil


A construção do estádio de Shenyang, capital da província de Liaoning, será finalizada em junho
Foto: Zhang Wenkui/Agência Xinhua

O futebol brasileiro tem endereço definido na estréia na Olimpíada 2008: o Estádio Olímpico de Shenyang, cidade a cerca de 700 quilômetros de Beijing, no nordeste da China.

A construção está quase pronta e terá capacidade para 60 mil torcedores. Ali, serão disputadas 12 partidas de futebol. As meninas do Brasil entram em campo já no dia 6 de agosto, uma quarta-feira, ante a Alemanha. Os garotos encararão a Bélgica no dia seguinte. Ambas as partidas ocorrem antes da abertura oficial dos Jogos, marcada para o dia 8 de agosto de 2008 - uma sucessão de números 8 que significam sorte para os chineses. É que a pronúncia "ba" para o numero oito é semelhante a da palavra que significa prosperidade por aqui.

O estádio tem forma de pétalas. O gramado, resistência para os invernos rigorosos da região. A cobertura de vidro, aliás, foi pensada para que a grama crescesse saudável.

A obra teve início em 1º de março de 2006. Além do estádio de futebol, o complexo inclui um ginásio para 10 mil pessoas, um centro de natação com capacidade para 4 mil espectadores e uma quadra de tênis com o mesmo porte. No total, são 260 mil metros quadrados de área voltada ao esporte.

Nenhum comentário: