segunda-feira, 12 de maio de 2008

Quanto vale um panda?


Estes não são os adotados, são os extras que viram a Beijing para agradar aos esperados 6 milhões de turistas no zôo da Capital
Foto: Chen Xie/Agência Xinhua

Que panda é fofo, quase todo o mundo concorda. Ou, pelo menos, eu acho que quase todo o mundo concorda. Mas para além de ele ser preto e branco, viver na China ou em zoológicos (poucos pelo mundo), se alimentar de bambus e estar em risco de extinção, que mais se sabe sobre o urso?

Eu, bem pouco, confesso. Há poucos dias, lendo sobre a adoção de seis pandinhas pelo magnata taiwanês Terry Guo, fiquei sabendo mais.

Eles vivem, em média, 25 anos. Numa reserva natural de preservação, cada panda consome cerca de 50 mil yuans (pouco mais de US$ 7 mil) por ano. Durante toda a vida, são perto de US$ 178 mil.

Pois este montante multiplicado por seis foi o que Guo pagou para adotar os ursinhos. Foram criados alojamentos para os "primos ricos e sortudos" no Centro de Pesquisa para Reprodução dos Pandas de Chengdu, na China.

Com a doação, o magnata poderá visitar os pandas sempre que quiser, além de ter o direito de publicar fotos e vídeos dos seus filhotes.

Nenhum comentário: