segunda-feira, 19 de maio de 2008

Vida em meio ao horror


Gong Tianxiu amputou a própria perna para escapar dos escombros após 73 horas presa
Foto: Reprodução

A chinesa Gong Tianxiu, de 46 anos, ganhou as páginas dos jornais chineses nesta segunda-feira pela história de coragem e o desejo de sobreviver. Presa sob escombros de um condomínio do Banco da Agricultura da China em Beichuan, uma das localidades mais atingidas pelo terremoto de 8 graus na Escala Richter que atingiu a China há uma semana, foi resgatada com vida após 73 horas. O marido morreu ao seu lado meia hora depois de o prédio desabar.

Para deixar os escombros, ela amputou a própria perna direita usando tesouras e uma serra. Os equipamentos, pediu às equipes de resgate.

O motivo para tanta vontade de viver? Reecontrar o filho, Wangtao, que vive em Chengdu, capital de Sichuan, a província onde ocorreu o epicentro do tremor. Durante os dias em que ficou presa, Tianxiu se alimentou de urina e do sangue que escorria pelos ferimentos.

A história da gerente de empréstimo do banco foi publicada hoje pela manhã no jornal Beijing News - e ganhou espaço em diversos sites chineses. Quem me alertou para o exemplo dado por Tianxiu foi a Mariana - que, como uma vez já disse, é meus olhos, ouvidos e muito do que sei sobre a China. Claro que foi ela que me ajudou na tradução.

Tianxiu já reencontrou o filho e está internada em um hospital, onde passa bem. Viva, quer agora adotar dois órfãos do terremoto. Wangtao, o filho, conhece a vitalidade da mãe. Ela já havia sido baleada durante um assalto a banco. Sobreviveu.

- Ela é muito corajosa. Só que tem medo de dormir sozinha - contou Wangtao.

O medo de ficar sozinha fez Tianxiu gritar por socorro, mas ela passou muito tempo sem resposta. Somente quando um dos colegas voltou para procurar sobreviventes, é que ouviu os apelos da mãe obstinada.

Nenhum comentário: