domingo, 25 de maio de 2008

Manicure sempre em dia


A Lily Nails fica no quarto andar do Yashow, shopping que vende de tudo perto de Sanlitun, reduto de estrangeiros da cidade
Foto: Jana Jan/China in Blog

Minha vinda pra China foi decidida rapidamente - ou não. Digamos que foram cerca de três meses entre o convite e a partida. Até é um tempo considerável, mas na confusão de deixar emprego, entregar apartamento e se despedir da família e dos amigos, este tempo passa num susto. Quando lembro desta época, lembro das coisas que procurava na internet sobre Beijing, a cidade que seria minha nova casa.

A primeira coisa que descobri é que as informações em português eram poucas. A segunda, pelo Youtube, é que praticamente sá haveria ou hot pot (a Tati explica sobre este prato aqui) ou insetos para comer. Depois, que eu poderia sair à noite em Houhai (vou fazer um post sobre a região outra hora).

Tá, mas e como seria encontrar as facilidades a que tanto estava acostumada no Brasil e indispensáveis pra quem é minimanente vaidoso, como manicure, pedicure, cabeleireiro? Lembro de ter achado alguma informação sobre mãos no blog de uma canadense - que agora me escapa. Sem crise. Na dúvida, trouxe uma base e lixas de unha. Chegando aqui...

A capital chinesa tem salão de beleza a cada 10 metros. Óbvio, esta não é uma estatística oficial, é uma percepção desta que vos escreve, tamanho o número destes estabelecimentos espalhados pela cidade. Mas aqui tem um detalhe: salão para fazer unhas, é salão para fazer unhas. Lugar de cortar cabelo é outro. Pra se depilar, então, é preciso procurar outro lugar. Surpresa pra mim. E você, garota que pensa em passar um tempo aqui, prepare-se: ficar bonitona praquela ocasião especial requer troca de salões, ou seja, mais tempo disponível.

Vamos ficar pelas mãos hoje. Com tanta oferta, não é preciso marcar hora pra fazer unhas. Os preços variam entre o equivalente a R$ 5 e R$ 20, numa média. E esta média depende da marca de esmalte que se escolhe, se queres tratamento especial para as unhas e mãos, massagem nas mãos, algum desenho diferente. O resultado é bem semelhante ao que temos no Brasil e esta foi a grata surpresa: descobrir que não passaria trabalho na hora de procurar manicure.

Pra mim, o inusitado mesmo é a distribuição dos lugares de clientes e manicures e pedicures nestes lugares. Na maioria deles, são sofás lado a lado e fica uma confusão e uma barulheira típica daqui, imagino. Se optares por pé e mão, terás duas pessoas te atendendo. Se ainda fizeres sobrancelha, chega a três o número de gente trabalhando ao mesmo tempo para a cliente ficar mais bonita ;p (isso já me aconteceu e foi engraçado, pois há quase um contorcionismo tanto de clientes quanto de profissionais para caberem todos num espaço limitado).

Ah, outra coisa. A maioria das manicures é mulher (uma vez só fui atendida por um homem). Mas há muito, muito menino trabalhando como pedicure.

Nenhum comentário: