sexta-feira, 16 de maio de 2008

Solidariedade online


Crianças são foco da solidariedade de casais que desejam adotar órfãos do terremoto
Foto: Jana Jan - China in Blog

Os últimos números divulgados pelo governo chinês mostram que há 22.069 mortos vítimas do terremoto desta segunda-feira, além de 168.669 feridos. Apenas na província de Sichuan, onde ocorreu o epicentro, são 21.577 mortos. Ainda há cerca de 14 mil soterrados e, embora haja histórias milagrosas de sobreviventes sob escombros, as esperanças de encontrar gente com vida diminuem a cada dia.

Apenas na cidade de Mianyang, são pelo menos 8.767 mortos. Além disso, 59.616 pessoas ficaram feridas. Cerca de 4,1 milhões de moradores da cidade - que tem 5,2 milhões de habitantes - foram afetados pelo terremoto.

As histórias pessoais revelam tragédias ainda mais pungentes. Famílias que vivem sob a política do filho único (em vigor na China desde o final da década de 1970) e que o perderam. Filhos únicos que perderam os pais.

É justamente em relação aos órfãos que a internet chinesa revela outra face da solidariedade. Muitos casais já expressaram o desejo de adotar as crianças sem pai e mãe vítimas do horror. Apesar da política de filho único, a lei chinesa permite que um casal adote uma criança e tenha um filho biológico.

Nenhum comentário: