quarta-feira, 7 de maio de 2008

A Tocha no topo do mundo


Tocha chegou em 8 de maio, exatamente três meses antes do início da Olimpíada
Foto: Ngawang Chagxi/Agência Xinhua

Os alpinistas chineses que levariam a tocha Olímpica ao pico do Monte Everest haviam recebido um ultimato dos organizadores do revezamento. Que ela chegasse até esta quinta-feira ou nada. Pois bem. Às 9h12min desta quinta-feira no horário local eles atingiram o topo, a 8.844,43 metros acima do nível do mar.

Norbu Zhamdu acendeu a tocha, especialmente projetada por cientistas chineses para que esta suportasse tanto as baixas temperaturas quanto os ventos fortes do cume do Monte Qomonlagma, que é como se chama por aqui o Everest.

O acendimento da tocha no cume do Everest era considerado um desafio e uma das passagens mais importantes do trecho - que já percorreu cidades dos cinco continentes e agora cumprirá roteiros dentro da China. O site oficial da Olimpíada dedica uma sessão especial para o tema. Apesar de ser em inglês, vale o clique. Tem várias fotos e imagens legais tanto do Everest quanto do passo-a-passo até a conquista do topo do monte.

Confusão de horários

Meu post está com horário de Brasília, portanto, ainda final da noite desta quarta no Brasil. Parece quase aquela série de filme dos anos 80 De volta para o Futuro dizer que a tocha chegou às 9h12min desta quinta-feira. Mas é apenas questão de fuso horário.

Eu, aliás, até que dormi no ponto, fiquei sabendo da notícia apenas por volta das 10h, ou seja, com mais de 50 minutos de atraso depois do feito.

Fuso horário

A diferença de horário Brasil-China é de 11 horas. Aqui por estes pagos do Oriente, estamos 11 horas à frente.

Nenhum comentário: