sexta-feira, 23 de maio de 2008

Futebol começa em cidade histórica


O palácio começou a ser construído em 1625 e ainda há 114 prédios na área de 60 mil metros quadrados
Foto: Li Gang/Agência Xinhua

O futebol brasileiro irá aportar na maior cidade do Nordeste da China: Shenyang. Será lá que tanto as seleções feminina e quanto a masculina começarão a busca pelo ouro olímpico, ainda inédito.

Shenyang é a capital da provínia de Liaoning, mas sua importância não reside apenas no tamanho da população, estimada em 7,2 milhões, nem na potente indústria. A cidade já foi capital da Dinastia Qing, antes de Beijing ser nomeada novamente como o centro político da época, em 1644.

O berço da Dinastia Qing, aliás, guarda a prosperidade chinesa daquele tempo e mostra a decadência do sistema de dinastias feudais. Um resumo de tudo isso é o Palácio Imperial de Shenyang, cuja importância histórica, segundo se lê por aqui, só fica atrás do complexo que chamamos de Cidade Proibida, em Beijing. Outras duas estruturas da Dinastia Qing famosas na cidade são as tumbas Fuling e Zhaoling.

Como ir para Shenyang?

Shenyang fica a pouco mais de mil quilômetros distante de Beijing. Há mais de 30 viagens de trens diárias atá lá, algumas durando até 11 horas. Mas nos trens rápidos, é possivel viajar em quatro horas. A passagem sai por cerca de R$ 65 - um trecho.

De avião, há 15 opções todos os dias - e há promoções cujas viagens ida e volta saem por pouco mais de R$ 120. O vôo dura perto de uma hora.

Nenhum comentário: