sexta-feira, 16 de maio de 2008

Turistas ficam retidos em reserva natural


Grupo de turistas chegou nesta manhã a Chongqing
Foto: Liu Chan - Agência Xinhua

Cerca de 200 turistas estrangeiros retidos desde o terremoto desta segunda-feira na província chinesa de Sichuan se preparam para voltar para casa. Eles estavam no parque Jiuzhaigou (九寨沟), cenário do filme O Clã das Adagas Voadoras, de Zhang Yimou (o diretor responsável pelas cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada, aliás).



A reserva natural tem mais de 620 km². Nesta manhã, quatro dias após o tremor de 7,8 graus na escala Richter, um grupo de 31 turistas estrangeiros aterrisou no aeroporto de Chongqing, município vizinho a província de Sichuan. De lá, seguem para seus países. Durante os dias retidos no parque, este grupo foi abrigado no berçário de pandas da reserva, segundo a mídia local em Sichuan.

Jornais locais falam em 4.557 pessoas resgatas em perfeito estado de saúde de dentro do parque Jiuzhaigou.

Ainda não há informações sobre as nacionalidades de todas as pessoas que estavam no parque - onde os sinais de telefone ainda são precários (tentando telefonar nesta manhã, não consegui contato). Mas entre os resgatados, há turistas australianos, europeus, norte-americanos, taiwaneses e de Hong Kong.

Nenhum comentário: