sexta-feira, 30 de maio de 2008

Contribuições às vítimas do terremoto


Funcionários da Agência Xinhua prestam homenagem às vítimas do terremoto
Foto: He Meng, a Mariana/Especial China in Blog

O terremoto de 8 graus na escala Richter que atingiu a província chinesa de Sichuan no dia 12 de maio deixou um saldo de mais de 68 mil mortos, segundo dados do governo chinês, e há mais de 20 mil desaparecidos. As perdas para os sobreviventes são inúmeras.

Cálculos estimam entre um ano e três anos o prazo para a reconstrução da região atingida. De urgente, se sabe que é preciso alimentar e garantir um lugar para ficar para quem perdeu casa, trabalho, lavoura. Também é preciso investir em saúde e evitar epidemias nestas áreas.

Em face desta realidade de devastação é que a solidariedade se torna tão importante. Contribuir é fundamental. Aqui, deixo a foto enviada pela Mariana como contribuição para mostrar a comoção e o respeito do povo chinês às vítimas e duas iniciativas tomadas em Portugal, enviadas pelo querido e assíduo leitor Manuel Lopes, de Lisboa.

O governo português enviará material de ajuda às vítimas. São tendas, esteiras, cobertores, "kits" de cozinha, de higiene, além de alimento. Já a sociedade civil, lembra o Manuel, recolhe doações em dinheiro por meio de uma conta bancária.

Nenhum comentário: