domingo, 4 de maio de 2008

Feriado Popular


No dia 2, o Museu de Shanghai tinha entrada franca e atraiu muita, muita gente
Foto: Liu Ying/Agência Xinhua

Ou seria um feriado populoso?

A Tati Klix está bem feliz passeando pela China, agora em Shanghai, de onde fez um post falando sobre as multidões que encontrou nas ruas no feriado de 1º de maio.

Estive na cidade em duas ocasiões. Uma, em razão de um casamento, nem foi uma viagem tão turística, mas nos poucos locais a que fui, havia gente e gente por todo o lado. Era feriado pelo Dia Nacional, em outubro. Na segunda vez, com meus irmãos, feriado pelo Ano-Novo chinês e um mar de gente outra vez.

Shanghai é ponto tradicional de turismo para os chineses. Aqui, viajar pelo país é um hábito de muita gente. E sempre que tem feriado, tem chinês se deslocando de um lado a outro do país para conhecê-lo melhor. Shanghai e Beijing estão entre os destinos mais procurados.

Neste feriado pelo Dia do Trabalho, a multidão que espantou a Tati pode ter sido ainda um pouco maior do que o normal. Explico já: neste ano, as viagens de curta distância se tornaram mais atrativas para os chineses,isso porque é a primeira vez que o feriado pelo Dia dos Trabalhadores diminuiu. Caiu de sete para três dias neste ano.

Segundo a agência onde trabalho, a Xinhua, a situação provocou a grita das operadoras de turismo, que experimentavam um aumento na demanda por viagens internacionais neste período. Desta vez, os destinos dentro da China é que couberam no tamanho da folga.

Mas e feriado encolhe?

Lá em 1999, o governo chinês decidiu lançar duas outras semanas de feriados no país além da já concedida no Ano-Novo chinês, ou Festa da Primavera. Os chineses ganharam folgas de uma semana, então, durante o período do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, e do Dia Nacional, em 1º de outubro. A medida visava promover o consumo nacional, abalado pela crise financeira asiática de 1997.

Foi assim até agora. No ano passado, no entanto, o governo decidiu reduzir os dias de feriado em maio, enquanto adicionou dois dias livres em dois festivais tradicionais chineses: o Qingming (清明节), Dia de Finados, e a Festa do Meio-Outono (esta, é lá em outubro, e ainda não contei para vocês, mas fica a promessa).

Nenhum comentário: