sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mais de 4,4 mil tremores desde segunda


Sem ter onde morar, pessoas levam consigo os poucos pertences que restaram
Foto: Jana Jan - China in Blog

Até a meia-noite desta quinta-feira, horário local da China, um total de 4.432 abalos secundários foram registrados no sudoeste do país, depois do terremoto devastador de 7.8 graus na Escala Richter ocorrido segunda-feira na província de Sichuan. As informações foram divulgadas hoje pelo Departamento de Sismologia local.

Os abalos secundários são comuns após um terremoto. A expressão em inglês que designa o fenômeno, aftershocks, é uma nova conhecida para mim - e já bastante íntima.

É em razão dos inúmeros aftershocks que muita gente procurou as ruas para se proteger. Mesmo morando em prédios cujas estruturas não foram abaladas pelos tremores, Chengdu foi tomada por barracas, onde as pessoas buscavam abrigo durante a noite e, de alguma forma, se sentiam mais seguras. A Tati Klix relata aqui o que viu pelas ruas da capital de Sichuan.

Nas regiões mais atingidas, a situação é pior. Muitos estão na rua por não terem mesmo outra opção - perderam as casas ou estas estão condenadas. Após o tremor principal, o sismo mais forte foi de 6,5 graus na escala Richter, segundo o departamento de sismologia.

Nenhum comentário: