domingo, 25 de maio de 2008

Perigo de inundações após tremores


Em Sichuan, oito dos lagos represam mais de 300 milhões de metros cúbicos de água
Foto: Wang Jianmin/Agência Xinhua

Na China, já é segunda-feira, 15 dias após o tremor de 8 graus na Escala Richter que deixou milhares de mortos, especialmente na província de Sichuan. O país vive agora o risco de uma nova tragédia: inundações provocadas pelos lagos formados depois dos tremores - tanto o principal, quanto os secundários que se sucederam na região.

O governo garante que a situação está sob controle, mas admite que ainda preocupa. O principal desafio está nos próximos três dias, quando há previsão de chuvas.

Os tremores criaram 35 lagos deste tipo, 34 em Sichuan, o que coloca em risco uma população de mais de 700 mil pessoas. O maior problema é o lago Tangjiashan, cujo nível subiu 2 metros apenas no sábado, chegando a 723 metros, apenas 29 abaixo da parte menor da barragem que o represa. Há cerca de 1,6 mil soldados trabalhando para desviar as águas e evitar uma inundação.

O governo já estuda planos de evacuação nos arredores de 19 dos lagos recém formados.

Perigos nas represas

Há 69 represas em risco de se romper em Sichuan. Outras 310 foram gravemente afetadas pelo terremoto e há mais de 1,4 mil com risco moderado de acidente. A prioridade é consertar as unidades com maiores danos até julho, quando começa o período de chuvas na área.

A represa de Zipingpu, a apenas 17 quilômetros do epicentro do terremoto, em Wenchuan, será a primeira a receber reparos. A estrutura se mantém estável, diz o governo, mas caso se rompa, pode afetar 11 milhões de pessoas.

Nenhum comentário: