domingo, 18 de maio de 2008

China de luto


Os chineses estão unidos em torno de uma causa: auxiliar as vítimas do terremoto que já deixou 32.476 mortos até este domingo, segundo dados oficiais, e mais outros 220 mil feridos. A rede de solidariedade país afora mobiliza empresas, setor civil, autoridades.

Dentro e fora da China há mobilização. Países como Japão, Rússia e Cingapura enviaram equipes às regiões mais atingidas, na província de Sichuan, para ajudarem no resgate. Estrangeiros que vivem por aqui auxiliam como podem.

Internautas exibem nos programas de trocas de mensagens eletrônicas imagens de apoio. E esta manifestação online já percorreu o mundo. Quem me alertou para ela foi o português Manuel Lopes, que mora em Lisboa.

Silêncio e sirenes às 14h28min

Às 14h28min desta segunda-feira a China lembrará os mortos pelo terremoto. É quando se completa uma semana do abalo principal em Wenchuan, província de Sichuan. Em todo o país, os habitantes deverão fazer três minutos de silêncio. Apenas as sirenes e buzinas de carros, trens e navios deverão soar.

O governo também declarou luto oficial de três dias e ordenou o cancelamento de todas as atividades públicas de diversão, inclusive o revezamento da tocha olímpica durante o periodo. As bandeiras devem ser hasteadas a meio mastro. O mesmo deverá ocorrer nas embaixadas da China pelo mundo, que ainda abrirão livros de condolências.

Manifestação online

O Manuel explicou o que diz cada uma das imagens utilizadas pelos internautas e reproduzidas aqui.

Na primeira, no canto superior esquerdo, está escrito Wenman Zhongguo, que significa "calor que enche a China". Na segunda, a mensagem é Women zai yiqi, ou "estamos juntos".

As outras duas imagens remetem a Wenchuan, epicentro do tremor. À esquerda, Xinji Wenchuan, ou "coração em Wenchuan". A ultima é Xinxi Wenchuan, que singifica "unidos pelo coração a Wenchuan".

Recado direto de Portugal

O Manuel também deixou um comentário bem interessante sobre o terremoto no post "Solidariedade Online" e que reproduzo aqui:

Janaina: Estou convencido que este terramoto vai ter as mais profundas implicações sociais na China, pela intensíssima divulgação e acompanhamento pelos Media nacionais e internacionais. A China como que se desviou das Olimpíadas de Beijing para se centrar nas mais diferentes formas de apoio e solidariedade às vítimas do Sismo em Wen Chuan. Julgo que vale a pena mostrar algumas imagens que interpretam o grau de mobilização actualmente em curso. .

Manuel, concordo contigo. E prometo mais imagens sobre a mobilização, que é realmente impressionante por aqui.

Nenhum comentário: